Elaborando e-mail sem causar Spam!



Boa Tarde meus amigos leitores,

Respondendo a uma dúvida de um usuário do Blog do TechNet, percebi que esta com certeza é uma dúvida de muitos, existem até palestras para falar sobre o assunto. A pergunta, como elaborar um e-mail que não cause Spam?

Então localizei um material bem bacana, e resolvi postar aqui.

A resposta é que não existe uma receita de bolo para isto, porem existem algumas considerações sobre o assunto que precisam ser entendidas, abaixo segue um material bem bacana que fala sobre, para que o caro leitor entenda como funciona e como fugir a regra na hora de criar o seu.

Como evitar que suas campanhas entrem acidentalmente na caixa de spam?

Se você envia campanhas de email marketing longas o bastante, inevitavelmente você vai se deparar com filtros de spam. Sabe-se que você pode esperar, em média, que 10 – 20% de seus emails se percam na rede sendo a principal causa os filtros de spam. Não necessariamente você precisa ser um praticante de spam para ter seus email dentro da caixa de spam. Até mesmo inocentes campanhas de email marketing enviadas à uma base opt-in (pessoas que aceitaram previamente receber emails) são constatemente alvo dos filtros de spam.

Infelizmente não existe uma mágica instantânea para evitar que emails bem intencionados sejam enviados para a caixa de spam.O único jeito é entender como funcionam os filtros de spam.

Em geral os filtros de spam analisam uma série de critérios para considerar se o seu email é ou não um spam. Por exemplo, eles vão observar a existência de palavras fiscalizadas como “Grátis” ou “Aproveite nossa promoção!”. Cada um desses critérios adiciona pontos, uns critérios adicionam mais pontos do que outros. Veja uns exemplos de critérios e suas respectivas pontuações do Spam Assassin, um dos mais populares filtros de spam.

Se o seu email atinge um certo número de pontos, seu email será enviado diretamente para a caixa de spam, sem ao menos passar pela caixa de entrada. E você deve ficar curioso para saber qual é esse número de pontos que não devem ser ultrapassados, mas esse número varia para cada provedor de email.

Além de já analisar um grande número de critérios, a lista de critérios anti-spam está constantemente se atualizando, crescendo e evoluindo, uma vez que ela “aprende” as novas práticas de spam e cria novos critérios.

Erros mais comuns

Estes são os erros mais comuns que causam o envio do seu email diretamente para a caixa de spam:

  • Utilizar frases como “Grátis” ou “Imperdível”.
  • Inserir palavras “spâmicas” no assunto do email. Veja a lista completa neste artigo da Virtual Target.
  • Inserir vários pontos de exclamação !!!!!
  • Escrever com todas as letras maiúsculas, que na linguagem de internet equivale a GRITAAAR.
  • Colocar todo o texto em vermelho ouverde
  • Criar um email marketing que seja apenas uma imagem. Os filtros de spam não conseguem ler o conteúdo das imagens, logo eles tratam esse tipo de prática como uma tentaiva de enganá-lo.
  • Criar o email marketing no Microsoft Word e exportar para HTML.

Como posso saber se os meus emails estão indo para a caixa de spam?

Você pode verificar sua taxa de abertura. Se obteve uma queda brusca na taxa de abertura, procure observar atentamente, pois sua campanha pode estar tendo problemas com os filtros de spam. Se você é iniciante e não tem como comparar sua taxa de abertura com taxas passadas, você pode tomar como base a taxa de abertura entre 20% e 30% como uma taxa adequada, mas que pode variar de acordo com o segmento em que atua.

Posso verificar como meu email será interpretado pelos filtros de spam antes de enviá-lo?

Existem alguns serviços de gestão de email marketing que permitem que você analize automaticamente diversos critérios em seu email antes de enviá-lo, é o caso do MailChimp (somente em inglês). Mas se você não utiliza um serviço de gestão, uma boa alternativa seria criar contas de email em diversos provedores diferentes e fazer um envio de teste, verificando como seu email é tratado pelos filtros de spam.

Até a proxima postagem!
Abraço a todos.

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Posted on 12/07/2011, in Todos os Posts and tagged , . Bookmark the permalink. Leave a comment.

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